ICO é a junção das iniciais de “Initial Coin Offering”, proveniente do inglês e que significa “oferta inicial de moeda”.
A ICO também é chamada de Salle (venda em inglês) e é uma forma de financiamento 3.0 que permite que um projeto cripto levante um valor em bitcoins ou ethers, com o objetivo de desenvolvê-lo. Este financiamento se dá pela venda de um token, que é um ativo digital e terá seu valor inicial estabelecido pelos desenvolvedores do projeto e após, pela oferta x demanda do mercado.
A grande vantagem é que qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ser um dos investidores do projeto, o que democratiza o desenvolvimento de novas ideias, diferente do financiamento 1.0.
Ao lançar uma campanha de ICO, normalmente, a startup cria um White Paper do projeto, facilitando todas as informações aos interessados. Considerando que o objetivo de todo investidor é vender um ativo por um valor maior do que comprou, sugerimos muita DYOR. Fazer uma análise fundamentalista do projeto para decidir se aquela lhe parece uma boa oportunidade é importantíssimo para se esquivar de possíveis scams.
Aprenda de forma simples um pouco sobre crowdfunding também.