Vitalik Buterin é o co-fundador da Ethereum, principal projeto do mercado cripto, depois do Bitcoin.
Vitalik nasceu na Rússia em 31 de janeiro de 1994 e se mudou para o Canadá ainda criança. Desde pequeno, se destacou por sua capacidade de aprendizagem e, por isso, passou a frequentar uma turma de crianças com altas capacidades. À partir deste momento, começou a desenvolver suas habilidades em matemática, programação e economia, o que o levou mais tarde a cursar Ciências da Computação na Waterloo University.
Entre 2007 e 2010, Vitalik jogava World of Warcraft e atingiu um nível bastante relevante no jogo, porém, a Blizzard, empresa responsável pelo seu desenvolvimento, fez uma atualização no game, cancelando alguns ‘poderes’ que o personagem de Vitalik havia conquistado.
Segundo ele, essa experiência o fez ver o lado negativo dos sistemas de desenvolvimento centralizado. Pode parecer bobagem, mas a frustração do adolescente foi o que fez entrar em contato com a tecnologia descentralizada do Bitcoin e, em seguida, tornar-se um redator da Bitcoin Magazine.
Com o conhecimento gerado após tantas publicações na revista, Buterin decidiu desenvolver seu próprio projeto, solucionando tudo o que considerava ser uma falha no sistema Bitcoin. Então, em 2013, foi publicado o White Paper da Ethereum, seguido pela publicação do também co-fundador Gavin Wood, sobre o livro técnico da rede, descrevendo toda sua operação.
Em 2015, após uma campanha de crowdfunding, Buterin e sua equipe levantaram fundos o suficiente para apresentar a primeira versão funcional do Ethereum, que logo chamou a atenção de gigantes como IBM e Microsoft.
Todo esse movimento, fez com que Vitalik Buterin entrasse para o ranking dos “40 maiores influenciadores com menos de 40 anos” da revista Fortune e também para a lista dos “Jovens mais brilhantes com menos de 30 anos” da Forbes.