Candlestick

Imagem de stormgainclub.com

Candlestick é o nome ocidentalizado, dado a uma técnica de análise gráfica que foi criada no Japão do século XVIII, para analisar o preços nas bolsas de arroz.

A forma de representação do candlestick no gráfico, permite a análise do preço de um ativo, tanto de abertura, quanto alta, baixa e fechamento dentro de um período de tempo, além de permitir identificar um bear market ou bull market.

Em inglês, candlestick significa candelabro e se refere ao fato de os elementos gráficos utilizados lembrarem velas.

Imagem de stormgainclub.com

Como interpretar um gráfico candlestick?

A vela vermelha aponta que o preço de fechamento foi menor do que o preço de abertura, ou seja, o preço de determinado ativo diminuiu durante o período analisado, já a vela verde indica o exato oposto.

Body (corpo) representa a diferença entre o preço de abertura e fechamento;

Wick (pavio) também chamadas de tails ou shadows, mostram o preço mais baixo e mais alto de um ativo dentro do período. Se não houver pavio, significa que os preços de abertura e fechamento são o preço mais baixo ou mais alto, respectivamente;

Upper wick (pavio superior) indica o preço mais alto negociado durante o período analisado;

Lowest wick (pavio inferior) indica o preço mais baixo negociado durante o período analisado;

Opening price (preço de abertura) é o preço pelo qual a primeira negociação ocorreu durante o novo período de tempo da vela. Se o preço subir, a vela fica verde e, se o inverso, ficará vermelha.

Closing price (preço de fechamento) é o último preço negociado durante o período de formação da vela. Se este preço estiver acima do preço de abertura, a vela ficará verde, caso contrário, ficará vermelha.